Tua

Discografia

Discos de 78rpm

Nos anos 1960 (data imprecisa), a COLUMBIA DO BRASIL lançou duas gravações de Alfredo Colosimo, ambas em discos de 78 rpm.

  1. Com a numeração CB-11110:
    Face A – Ave Maria (Edson Silveira)
    Face B - Passione ( Canção de Bixio-Tagliaferri-Valente) Com Lyrio Panicalli e sua orquestra.
  2. Com a numeração CB-11119:
    Face A – Piove (Canção de Modugno-Verde)
    Face B – Tua (Canção de Pallesi-Malgoni) Com Alexandre Gnattali e sua orquestra.

Existe ainda, um disco de estúdio, de origem incerta cujas duas faces apresentam os trechos:

  • Celeste Aida (da ópera Aida de Verdi)
  • Un dì all´azurro spazio (da ópera Andrea Chenier de Giordano) O Maestro Santiago Guerra acompanha Colosimo ao piano.

Há muito tempo esgotadas, essas raridades hoje podem ser encontradas, talvez, em mãos de colecionadores, embora, na época tenham sido copiadas em fitas cassetes passadas de mão em mão e assim chegaram com qualidade duvidosa aos nossos dias.

LP

Com material cedido pela Rádio MEC, a FUNARTE lançou em 1982, o LP, “Carlos Gomes: Seleção da Fosca e Lo Schiavo”, dentro da coleção “Documentos da Música Brasileira V.13”. O original tinha sido gravado em 1962, no estúdio sinfônico da Rádio MEC, com os solistas acompanhados pela Orquestra Sinfônica Nacional sob a regência de Nino Stinco. No papel de Américo, Alfredo Colosimo integra o elenco da ópera Lo Schiavo.

CDs

  • 1996
    Comemorando os 60 anos da Rádio MEC (1936) e o centenário da morte de Carlos Gomes (1896), a Radio MEC colocou no mercado um CD “Carlos Gomes – Seleção das óperas Fosca e O Escravo” na coleção Repertório Rádio MEC (com o mesmo conteúdo do vinil comentado anteriormente).
  • 1997
    Produzida pelo selo Master Class de São Paulo, foi lançada uma coleção de 8 CDs com as óperas de Carlos Gomes.. O álbum correspondente a Lo Schiavo (2 discos) é uma gravação completa, ao vivo, da récita histórica cantada no Theatro Muncipal do Rio de Janeiro (26-6-1959) – dentro dos festejos do aniversário dos 50 anos do Theatro. (1909). A Orquestra do Theatro Municipal esteve sob a regência de Santiago Guerra e o papel de Americo confiado ao tenor Alfredo Colosimo.
  • 2003
    O CD “Alfredo Colosimo – uma homenagem aos seus 80 anos” – produção particular (para distribuição particular) – é um coleção composta de 3 CDs (árias, duetos e cenas). As gravações pertenciam ao acervo do próprio Colosimo e algumas são raríssimas. A maioria, ao vivo, entre os anos 1950-1970, foram muitas vezes gravadas da própria platéia com gravadores rudimentares, por amigos e admiradores e presenteadas ao intérprete. Muitas destas gravações embora tenham passado por remasterização sofrem de sua origem precária. Mas a intenção foi, o quanto possível, preservar e dar a conhecer momentos inesquecíveis da nossa lírica.
  • 2005
    O CD de produção particular, “Natal é só amor” contém apenas a canção natalina com este título, composta, letra e música, por Alfredo Colosimo. Gravada em estúdio, com coro integrado pelo próprio autor e um grupo de seus alunos.
  • 2010
    O CD “Um ano depois... recordando Colosimo” produção particular (para distribuição particular). Relembrar Colosimo um ano depois de seu falecimento (27-8-2009). É uma coleção eclética de 16 faixas, com árias e canções cantadas por ele em diversas épocas sendo que as duas últimas contém material de seu último recital e de seu último ensaio com acompanhador.

E mais:
Vários CDs ou DVDs, não profissionais, isolados, gravados durante eventos, ou organizados por conhecidos ou amigos, oferecidos de presente. Entre outros:

Malazarte (CD)
ópera de Francisco Mignone no Theatro Muncipal do RJ – 1964
L´Innocente
ópera de Francisco Mignone – Theatro Municipal do RJ – 1964
Zazá
ópera de Leoncavallo – Theatro Muncipal do RJ – 1967
Don Pasquale (CD)
ópera de Donizetti na Escola Nacional de Música- URFJ – 1979
“Recital – 10-10-2008” (DVD)
Evento Música no Museu, Centro Cultural Justiça Federal
“Tenor Alfredo Colosimo – uma voz de celebridade”(CD)
encontro musical
Último recital do qual participou (1-8-2009) (DVD)
“Ensaios” (CD)
– Último ensaio em 14-8-2009